A Virgin Galactic, de Richard Branson, lançou um punhado de turistas, incluindo um ex-atleta olímpico britânico e uma dupla de mãe e filha do Caribe, para a borda do espaço na quinta-feira.

A façanha marca o primeiro voo de cliente de Branson – após anos de atrasos – e significa que a Virgin Galactic agora pode começar a oferecer viagens mensais, juntando-se à Blue Origin de Jeff Bezos e à SpaceX de Elon Musk no negócio de turismo espacial.

+ Rússia busca ressurgir seu programa espacial com nova missão à Lua

“Essa foi de longe a coisa mais incrível que já fiz na minha vida”, disse o passageiro Jon Goodwin à multidão que esperava o retorno do avião espacial ao Spaceport America no deserto do Novo México.

Goodwin, ex-atleta de 89 anos que competiu na canoagem nas Olimpíadas de 1972, foi uma das primeiras a comprar uma passagem em 2005.

Na época, os preços dos ingressos eram de $ 200.000. Agora, o custo disparou para US$ 450.000.

Godwin, que tem a doença de Parkinson, foi acompanhado no voo pela vencedora do sorteio Keisha Schahaff, 46, uma treinadora de saúde de Antígua, e sua filha, Anastatia Mayers, 18, uma estudante da Universidade de Aberdeen, na Escócia.

A dupla mãe-filha cumprimentou e ergueu os punhos enquanto a multidão do espaçoporto aplaudia seu retorno.

“Um sonho de infância se tornou realidade”, disse Schahaff. Sua filha acrescentou: “Não tenho palavras. O único pensamento que tive o tempo todo foi ‘Uau!’”

De acordo com a Associated Press , com o astronauta treinador da Virgin Galactic e um dos dois pilotos, o voo marcou a primeira vez que as mulheres superaram os homens em um voo espacial, quatro para dois.

A parte do vôo do foguete durou cerca de 15 minutos e atingiu 88 km de altura. O voo foi a sétima viagem da Virgin Galactic ao espaço desde 2018, mas a primeira com um portador de bilhete.

Em 2021, Branson, o fundador da empresa, embarcou no primeiro passeio de tripulação em tamanho real.

Pesquisadores militares e do governo italianos voaram em junho no primeiro voo comercial. Cerca de 800 pessoas estão atualmente na lista de espera da Virgin Galactic, disse a empresa.

Após a viagem de quinta-feira, Branson tuitou : “Hoje nós levamos três incríveis passageiros privados para o espaço: Keisha Schahaff, Anastatia Mayers e Jon Goodwin. Parabéns @VirginGalactic astronautas comerciais 011, 012 e 013 – bem-vindos ao clube!”

Vários meses atrás, Branson realizou uma loteria virtual para estabelecer os primeiros 50 clientes da empresa – chamados de Astronautas Fundadores. A Virgin Galactic disse que o grupo concordou que Goodwin iria primeiro, dada a sua idade e a doença de Parkinson.

Como a Virgin Galactic, a Blue Origin de Bezos voa para a borda do espaço do oeste do Texas. O foguete lançou 31 pessoas até agora, mas os vôos estão suspensos após um acidente no outono passado.

A SpaceX de Musk é a única empresa privada que transporta clientes até a órbita por um preço muito mais alto – dezenas de milhões de dólares por assento. O maior cliente da SpaceX, a NASA, conta com a espaçonave para transportar astronautas de e para a Estação Espacial Internacional desde 2020.