DJ, formado em engenharia civil e arquitetura, ex-colaborador de Kanye West, o americano Virgil Abloh, que apresentou nesta quinta-feira sua primeira coleção masculina para a Louis Vuitton, tem um perfil atípico e um grande trunfo: seu sucesso com os jovens.

Filho de imigrantes ganenses nascido em Illinois há 38 anos, conseguiu um dos postos mais invejados da moda, na grife fetiche da LVMH, e é também um dos únicos negros à frente de uma grande casa de alta costura.

Este rei do streetwear de luxo é assíduo das redes sociais: tem 2,3 milhões de seguidores no Instagram e 3,9 milhões no perfil de sua marca Off-White, fundada em 2013. Em poucos anos, conseguiu se impor como um dos estilistas mais queridos de um público de millennials conectados.

Sua marca registrada? Um estilo que reflete a cultura “street”, com tênis e moletons, mas também um logotipo facilmente reconhecível, feito de faixas pretas e brancas oblíquas, colaborações de sucesso, com a Nike, Jimmy Choo, Moncler… e até mesmo um projeto em andamento com a Ikea.

Uma abordagem condizente com esta época em que as parcerias entre marcas se multiplicam. Seu antecessor na Louis Vuitton Homme, Kim Jones, surpreendeu em 2017 ao iniciar uma parceria com a marca nova-iorquina Supreme.

Seus desfiles, de público misto, são muito populares e concorridos, e tem entre seus fãs Rihanna e Beyoncé.

– Multifacetado –

O globetrotter, que afirma dormir muito pouco, disse que sua nomeação na Louis Vuitton “mostrava a uma geração mais jovem que uma pessoa nesta posição não precisa se parecer a um único modelo”, em um mundo da moda frequentemente criticado por sua falta de diversidade.

O desempenho para a Vuitton Homme desse estilista multifacetado, que não fez escola de moda, era esperado com ansiedade.

Fã de hip hop, Virgil Abloh começou a atuar como DJ no ensino médio, antes de se formar em engenharia civil na Universidade de Wisconsin e arquitetura pelo Instituto de Tecnologia de Illinois. No início dos anos 2000, se tornou consultor artístico de Kanye West, aconselhando o rapper especialmente em suas capas de discos e na cenografia de seus shows.

Os dois fizeram um estágio na Fendi em 2009 para mergulhar no mundo da moda. “Eu os paguei US$ 500 por mês”, lembra Michael Burke, CEO da Fendi na época, agora no comando da Louis Vuitton.

Virgil Abloh criou em 2012 sua primeira marca, Pyrex Vision. Ao simplesmente colocar o logotipo de sua marca em roupas Champion e camisas Ralph Lauren, vendidas mais caras, causou polêmica.

Um ano depois, nasceu a Off-White, que se impôs pela força de seu design gráfico antes de evoluir para criações mais “couture”. Em 2015, a marca esteve entre as finalistas do prestigioso prêmio LVMH.

Depois de Londres, a Galeria Gagosian, em Paris, recebe a partir de sábado uma exposição de trabalhos de uma colaboração entre o estilista e o artista Takashi Murakami. Em 2019, Virgil Abloh será objeto de uma retrospectiva no Museu de Arte Contemporânea de Chicago.