O cantor Marcus Menna, ex-vocalista da banda LS Jack, voltou a emocionar os fãs em vídeo. Na tarde da última quinta-feira, 21, viralizou um vídeo em que Menna aparece cantando, mostrando notável recuperação após anos de complicações de saúde devido a uma parada cardiorrespiratória em 2004.
Após complicações no pós-operatório de uma cirurgia de lipoaspiração, ele passou mais de 20 minutos sem oxigênio no cérebro, o que resultou em um coma de dois meses. Marcus Menna ficou 13 anos longe dos palcos para se reabilitar.
No vídeo, o cantor aparece realizando um tratamento de neuromodulação não invasiva com a fisioterapeuta, neurocientista com PhD em neurologia pela USP e pesquisadora do Hospital das Clínicas do grupo de distúrbios de movimentos da Faculdade de Medicina da USP, Dra. Carolina Souza*.
Conheça o tratamento
A neuromodulação não invasiva é uma técnica que utiliza estímulos elétricos ou magnéticos aplicados de forma externa ao crânio, sem necessidade de cirurgia, para modificar a atividade cerebral. Esses estímulos visam estimular e regular áreas específicas do cérebro que podem estar comprometidas por lesões ou disfunções neurológicas.
Com isso, é possível promover a reorganização das redes neurais, auxiliando na recuperação de funções motoras, cognitivas e emocionais. Esse tratamento tem sido amplamente utilizado em condições como AVC, lesões cerebrais e doenças neurodegenerativas, oferecendo uma alternativa segura e eficaz para reabilitação.
Segundo a fisioterapeuta e neurocientista Dra. Carolina Souza, que acompanha o caso de Menna, o tratamento é capaz de modular a atividade cerebral, promovendo uma reorganização das redes neurais danificadas. “No caso de Marcus Menna, a técnica tem ajudado a recuperar habilidades motoras e cognitivas essenciais, impactando positivamente sua capacidade de cantar”, explica a neurocientista.
Os benefícios vão além da música. Dra. Carolina explica que os resultados observados no tratamento do cantor incluem maior controle motor, melhora no equilíbrio e, principalmente, uma renovação na autoestima do paciente.
“A neuromodulação não invasiva tem sido um dos pilares no processo de reabilitação de Menna, oferecendo uma nova chance para ele retomar a vida artística e pessoal com mais independência”, completa.
Ver essa foto no Instagram
*Dra. Carolina Souza, Crefito: 3/71039-F. Fisioterapeuta, Especialista em Neurologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Mestre em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e Doutora em Ciências pelo programa de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.