Virada inédita? Flamengo encara desafio que jamais superou fora de casa

Rubro-Negro precisa reverter o placar adverso do 1º jogo contra o Atlético Mineiro nas oitavas de final da Copa do Brasil

REUTERS/Ricardo Moraes
Leo Pereira e Leo Ortiz são peças fundamentais do time do Flamengo Foto: REUTERS/Ricardo Moraes

Após perder o jogo de ida da Copa do Brasil para o Atlético Mineiro, por 1 a 0, no Maracanã, o Flamengo terá uma missão quase “impossível” nesta quarta-feira, ao menos se levarmos em consideração o histórico do Rubro Negro em disputas eliminatórias de dois jogos. O Flamengo nunca conseguiu reverter, fora de casa, um resultado de mata-mata após perder o 1º jogo, deixando de lado o Campeonato Carioca.

No 1º jogo das oitavas de final, o Atlético foi até o Rio de Janeiro e surpreendeu, vencendo a partida por 1 a 0, gol de Cuello após erro de Leo Pereira. Hoje à noite, o Flamengo terá a chance de quebrar este longo tabu. A partida está marcada para às 19h30, horário de Brasília, na Arena MRV, em Belo Horizonte.

+ Polícia investiga denúncia de plano para sequestrar Pedrinho, presidente do Vasco
+ Abel Ferreira reverteu apenas três confrontos mata-mata perdendo o jogo de ida

Para avanças às quartas de final do torneio, o Flamengo precisa reverter a desvantagem. Uma vitória rubro-negra por um gol de diferença leva a decisão para pênaltis, enquanto um triunfo por dois ou mais gols garante o Flamengo na próxima fase. Empate ou derrota eliminam a equipe carioca.

O tabu do Flamengo já dura mais de 70 anos. Foram 13 oportunidades que o clube teve de vencer um mata-mata após ser derrotado no confronto de ida como mandante, mas em nenhuma delas a equipe conseguiu reverter a desvantagem. Relembre:

Flamengo x São Paulo – Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo (1953)

Enfrentando o São Paulo na decisão Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo, o Flamengo perdeu o primeiro jogo no Maracanã por 3 a 1 e foi derrotado novamente no jogo da volta no Morumbi por 1 a 0.

Flamengo x Argentinos Juniors – Supercopa dos Campeões da Libertadores (1989)

Mesmo com um elenco estrelado, com Zico, Leonardo e companhia, o Flamengo saiu perdendo as oitavas de final da Supercopa dos Campeões da Libertadores, ao ser derrotado no Maracanã pelo Argentinos Juniors por 1 a 0. No segundo jogo, o Rubro-Negro até abriu o placar, mas levou a virada e foi eliminado.

Flamengo x Santos  –  Copa do Brasil (2000)

Em 2000 o cenário era distinto do atual, pois o Flamengo já foi para o segundo jogo com uma missão quase impossível. A equipe carioca perdeu para o Santos, nas quartas de final da Copa do Brasil, por 4 a 0 no primeiro jogo no Maracanã. No segundo confronto, mais uma derrota, dessa vez por 4 a 2, e eliminação para o Peixe.

Flamengo x River Plate – Copa Mercosul (2000)

No mesmo ano, o Flamengo foi eliminado pelo River Plate nas quartas de final da extinta Copa Mercosul ao perder os dois jogos, 2 a 1 no Maracanã e 4 a 3 no Monumental de Nuñez.

Flamengo x Ceará – Copa do Brasil (2005)

Novamente na Copa do Brasil, o Flamengo teve a oportunidade de quebrar o tabu em 2005, quando enfrentou o Ceará nas oitavas de final. Depois de ser derrotado 1º jogo por 2 a 0, o Rubro-Negro foi até o Castelão em busca da virada, mas o duelo terminou em 1 a 1.

Flamengo x Universidad de Chile  – Libertadores (2010)

Na Libertadores de 2010 o Flamengo fez um resultado que, nos dias atuais, seria o suficiente para levar a decisão para as penalidades. Depois de perder pro Universidad de Chile no 1º jogo das quartas de final  no Maracanã por 3 a 2, o Rubro-Negro venceu a equipe chilena no jogo da volta por 2 a 1 e o confronto terminou 4 a 4 no agregado. Entretanto, por conta do gol qualificado fora de casa, a equipe brasileira foi eliminada.

Flamengo x Ceará – Copa do Brasil (2011)

Em 2011 o Flamengo reencontrou o Ceará na Copa do Brasil, agora nas quartas de final, e o cenário foi basicamente o mesmo. A equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo e com Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho no elenco, saiu perdendo o duelo ao ser derrotado no Engenhão por 2 a 1. No 2º confronto, chegou a estar vencendo por 2 a 0, mas levou o empate e deu adeus a competição.

Flamengo x Universidad de Chile –  Copa Sul-Americana (2011) 

Ainda em 2011, o Flamengo viu novamente pelo seu caminho a Universidad de Chile, algoz na Libertadores de 2011. Duelando pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, o Rubro-Negro foi presa fácil, sendo derrotado no Engenhão por 4 a 0 e por 1 a 0 no Chile.

Flamengo x Vasco  – Copa do Brasil (2015)

Vivendo ainda um período de “reconstrução”, o Flamengo enfrentou o Vasco nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2015. As duas partidas foram no Maracanã, mas o Rubro-Negro era considerado o mandante do primeiro confronto. Dentro de campo, vitória do Vasco por 1 a 0. No jogo da volta, o Flamengo abriu a vantagem, mas levou o empate no fim e foi desclassificada.

Flamengo x Cruzeiro  – Libertadores (2018)

A segunda eliminação rubro-negra na Libertadores depois de perder o primeiro jogo em casa foi em 2018, diante do Cruzeiro. O clube mineiro venceu a primeira partida, no Maracanã, por 2 a 0, e mesmo com a derrota por 1 a 0 no jogo da volta, se classificou.

Flamengo x São Paulo  – Copa do Brasil (2020)

Mesmo em um dos melhores momentos da história do clube, o Flamengo não conseguiu quebrar a escrita em 2020. Na Copa do Brasil daquele ano, o Mengão enfrentou o São Paulo nas quartas de final e perdeu os dois jogos, 2 a 1 no Maracanã e 3 a 0 no Morumbi.

Flamengo x São Paulo – Copa do Brasil (2023)

A situação se repetiu três anos depois, quando Flamengo e São Paulo se encontraram novamente na Copa do Brasil, mas dessa vez no jogo que valia o título. Depois de perder o 1º jogo por 1 a 0 no Maracanã, o Rubro-Negro até chegou a ficar perto de reverter a situação, abrindo o placar no Morumbi e jogando melhor que a equipe adversária. Entretanto, levou o empate e terminou com o vice.

Flamengo x Peñarol –  Libertadores (2024) 

Por fim, o Flamengo se viu neste cenário pela última vez em 2024. Em um ano conturbado, a equipe carioca acabou sendo eliminada pelo Peñarol nas quartas de final da Libertadores após perder o primeiro jogo, no Rio de Janeiro, por 1 a 0 e não sair do 0 a 0 no jogo da volta, no Uruguai.