FLORENÇA, 7 ABR (ANSA) – Uma jovem violinista ucraniana que fugiu da guerra em seu país e tocava nas ruas de Florença ganhou uma bolsa de estudos na cidade italiana.   

Veronika, de 19 anos de idade, começará a tocar no conservatório Luigi Cherubini, localizado na Piazza delle Belle Arti e um dos mais importantes da Itália.   

A bolsa de estudos foi concedida para Veronika pouco tempo depois de uma polêmica na capital toscana. Após ter deixado a Ucrânia, a jovem se apresentava na Piazza del Duomo, em Florença, com o objetivo de arrecadar fundos e enviá-los para sua família.   

Embora tenha despertado a generosidade de muito transeuntes florentinos, as apresentações da jovem ucraniana foram interrompidas por policiais à paisana, que explicaram que em Florença não pode tocar instrumentos musicais nas ruas sem uma autorização especial.   

O caso viralizou nas redes sociais e, para tentar resolver o problema, o prefeito de Florença, Dario Nardella, que também toca violino, organizou um encontro entre Veronika e o diretor do Cherubini, Giovanni Pucciarmati, que propôs sua matrícula no conservatório.   

“Depois da Páscoa as aulas vão começar. Estão previstas bolsas de estudo para pessoas em dificuldade, e Veronika frequentará o nosso instituto gratuitamente”, esclareceu o conservatório.   

(ANSA).