Um grupo de juristas em Israel denunciou, em um relatório, que a violência sexual cometida pelo movimento islamista palestino Hamas durante o ataque de 7 de outubro de 2023 fez parte de um “plano genocida”.
Os juristas e especialistas do Dinah Project publicaram na segunda-feira (7) suas conclusões após reunirem depoimentos de uma sobrevivente que sofreu uma tentativa de estupro durante o ataque e de 15 reféns que estiveram sequestradas em Gaza e denunciaram que sofreram ou testemunharam violência sexual.
O relatório também utilizou imagens e áudios, além de testemunhos de socorristas e das pessoas que examinaram os cadáveres no acampamento que serviu como necrotério.
A conclusão do relatório foi de que “a violência sexual foi generalizada e sistemática” no dia 7 de outubro e ocorreu em pelo menos seis locais.
Além disso, os especialistas afirmaram que o Hamas “utilizou a violência sexual como uma arma tática, como parte de um plano genocida e com o objetivo de aterrorizar e desumanizar a sociedade israelense”.
O movimento islamista palestino nega as acusações de que tenha utilizado violência sexual, sem apresentar provas.
Um relatório da ONU publicado em 2024 afirmou que há “motivos razoáveis para acreditar que houve violência sexual” durante o ataque de 7 de outubro de 2023.
Esse novo relatório busca propor um marco jurídico, baseado no direito internacional, para “estabelecer a responsabilidade penal no contexto de ataques massivos motivados por uma intenção genocida”.
A guerra em Gaza começou após o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, que deixou 1.219 mortos em Israel, em sua maioria civis, segundo um balanço baseado em dados oficiais israelenses.
Naquele dia, 251 pessoas foram sequestradas em Israel, das quais 49 continuam cativas em Gaza, e o Exército israelense acredita que 27 delas estão mortas.
Pelo menos 57.575 palestinos morreram na ofensiva que Israel lançou em represália em Gaza, a maioria civis, segundo o Ministério da Saúde do território governado pelo Hamas. A ONU considera essas estatísticas confiáveis.
bur-acc/phz/dcp/an/mb/lm/am