Mundo

Violência escala no nordeste da Índia após forças de defesa matarem civis por engano–autoridades


Por Zarir Hussain

GUWAHATI, Índia (Reuters) – Manifestantes atiraram pedras e incendiaram áreas ao redor de um acampamento pertencente às forças indianas na remota região nordeste do país, com um civil morto a tiros em novo episódio de violência um dia depois que 14 pessoas foram mortas por forças de defesa, disseram autoridades.

Pelo menos 14 civis e um membro das forças de segurança foram mortos no Estado de Nagaland na noite de sábado, depois que forças indianas confundiram um grupo de trabalhadores com militantes e abriram fogo.

Mais de uma dúzia de civis e alguns membros das forças de segurança também ficaram feridos no incidente e na violência que se seguiu, disse um funcionário do Ministério da Defesa federal baseado em Nova Délhi.

O ministro do Interior da Índia, Amit Shah, disse estar “angustiado” com a notícia da morte de civis, que eram membros de um grupo tribal local.

O ministro-chefe de Nagaland, Neiphiu Rio, disse à Reuters que uma investigação será conduzida e que os culpados serão punidos. Ele afirmou ainda que o incidente foi resultado de uma falha de inteligência.

O nordeste da Índia é lar de uma complexa teia de grupos tribais, muitos dos quais lançaram insurgências, acusando Nova Délhi de saquear recursos e fazer pouco para melhorar suas vidas.


Saiba mais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua