VERONA, 5 ABR (ANSA) – Começa neste domingo (6) a 57ª edição da Vinitaly, principal feira mundial de vinhos e destilados e que acontece até 9 de abril em Verona, no norte da Itália.
O evento reunirá cerca de 4 mil expositores em 18 pavilhões e deve receber compradores de aproximadamente 140 países, impulsionando um setor estratégico para a economia italiana, com faturamento direto e indireto de 45 bilhões de euros por ano.
Esse mercado emprega quase 1 milhão de pessoas na Itália e corresponde a 1,1% do produto interno bruto (PIB) nacional.
Apesar do recente tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, permanece alta a confiança dos compradores americanos, com 3 mil deles confirmados na Vinitaly, número em linha com as edições anteriores.
Outros países com delegações consistentes são Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Índia, Japão, Reino Unido e Singapura. A expectativa da Veronafiere, organizadora da feira, é receber mais de 30 mil pessoas do exterior.
A inauguração do evento deve ter as presenças dos ministros Adolfo Urso (Empresas e Made in Italy), Alessandro Giuli (Cultura), Francesco Lollobrigida (Agricultura e Soberania Alimentar) e Luca Ciriani (Relações com o Parlamento), além do prefeito de Verona, Damiano Tommasi. (ANSA).