VERONA, 12 ABR (ANSA) – Após quatro dias de negócios e de promoção para o mundo vitivinícola, Salão Internacional do Vinho e Destilados, mais conhecida como Vinitaly, encerrou a 51ª edição nesta quarta-feira (12) recebendo mais de 128 mil visitantes de 142 nações.   

O crescimento da internacionalização do salão foi visível no número dos chamados “top buyers”, os grandes compradores de todo o mundo, que comparecerem aos quatro dias de evento. Segundo o credenciamento, eles representaram 30,2 mil dos 48 mil visitantes internacionais da Vinitaly, uma alta de 8% na comparação com 2016.   

Com mais de 4.270 empresas expositoras de 30 países, também uma alta de 4% na comparação com o evento anterior, o Salão se confirmou como o mais importante evento internacional para o vinho e destilados.   

“Vinitaly 2017 representa o primeiro e concreto passo do novo percurso de desenvolvimento que olha para o futuro nos próximos 50 anos. Os resultados premiam a busca em direção a uma sempre mais clara separação entre o momento reservado para os negócios da feira e a parte fora do salão pensando para os amantes do vinho”, disse o presidente da Veronafieri, Maurizio Danese.   

O diretor-geral da Veronafieri, Giovanni Mantovani, explicou ainda que “os números dessa edição testemunham o crescimento do papel do B2B da Vinitaly em nível internacional, com compradores sempre mais qualificados de todo o mundo”.   

Segundo Mantovani, os 10 países que tiveram os maiores negócios estrangeiros foram “Estados Unidos (+6%), Alemanha (+3%), Reino Unido (+4%), China (+12%), França e Canadá (estáveis), Rússia (+42%), Japão (2%), países do norte da Europa (+2%), Holanda e Bélgica (+6%)”.   

“A essa lista, juntam-se ainda a boa performance do Brasil, que teve alta de 29%, sem esquecer a estreia na Vinitaly de Panamá e Senegal”, acrescentou. A 52ª edição da Vinitaly está programada para os dias 15 a 18 de abril de 2018. (ANSA)