Vini marca, dá vitória para o Real Madrid e acusa argentino de racismo na Champions

Brasileiro marcou o único gol da vitória do clube espanhol contra o Benfica

Vini marca, dá vitória para o Real Madrid e acusa argentino de racismo na Champions

Em um jogo marcado por uma acusação de racismo por parte do brasileiro Vini Jr. contra o argentino Prestianni, o Real Madrid derrotou o Benfica, por 1 a 0, gol do astro brasileiro, nesta terça-feira, 17, em Lisboa, pelo jogo de ida dos playoffs em busca de uma vaga nas oitavas de final da Champions League.

O duelo da volta será na quarta-feira (dia 23), no Santiago Bernabéu, em Madri, e o time espanhol poderá conseguir a caga com um empate.

+ Galatasaray goleia Juventus e fica perto da vaga nas oitavas de final da Champions

Como foi o jogo

O Benfica começou confiante de que poderia repetir a vitória por 4 a 2 conquistada na última rodada da primeira fase da Champions League. O time do técnico José Mourinho teve a iniciativa e se colocou no campo de ataque. Experiente, o Real abusou do toque de bola para conter o ânimo português.

Mesmo com um primeiro tempo movimentado, com chances para ambas as equipes, o placar não foi alterado.

O segundo tempo começou e o talento de Vini Jr fez a diferença, com um lindo gol aos cinco minutos. O golaço do brasileiro foi o único da partida, garantindo a vitória para o clube merengue.

Acusação de racismo

Durante a comemoração do gol, o brasileiro dançou e acenou para a torcida do Benfica. Os jogadores do time português se revoltaram. O mais nervoso foi o argentino Prestianni, acusado por Vini de racismo.

O jogador brasileiro, que levou cartão amarelo pela comemoração, se dirigiu até o árbitro francês François Letexier, reclamando que foi chamado de “mono”, termo em espanhol para macaco. Ele tinha acabado de discutir com Gianluca Prestianni, do Benfica. As imagens da transmissão de TV mostraram que, em certo momento, o atacante argentino colocou a camisa em direção à boca.

Após a denúncia de Vini Jr, o juiz ergueu os braços em forma de “X”, acionando o protocolo antirracismo e interrompendo o jogo. A paralisação durou cerca de dez minutos e jogadores do Real Madrid cogitaram deixar o gramado, mas não houve punição e o duelo foi retomado. O brasileiro passou a ser vaiado pela torcida do Benfica em todo instante que encostava na bola.

Perto do fim do jogo, a torcida portuguesa atirou um objeto em campo antes de um escanteio aos 50 minutos, quase no mesmo instante em que o zagueiro argentino Otamendi mostrou sua tatuagem no peito da taça da Copa do Mundo para Vini Jr., como forma de provocação.

A partida terminou com a vitória do Real Madrid, que joga a partida de volta em sua casa com a vantagem do empate.  O gol marcado isolou Vini Jr como segundo jogador brasileiro que mais balançou as redes na Champions. Ele chegou a 31 gols, superando o ex-meia Kaká. O líder da estatística é o atacante Neymar, que marcou 42 gols por Barcelona, da Espanha, e Paris Saint-Germain, da França.