BENTO GONÇALVES, 7 MAI (ANSA) – O vinho é o protagonista no Brasil durante a 5ª edição da Wine South America – Feira Internacional do Vinho, em Bento Gonçalves, que segue até quinta-feira (8).
O evento, realizado pela Milanez & Milaneze, companhia do grupo Veronafiere, vê a presença de 430 empresas vitivinícolas crescer 20% em relação a 2023.
Entre essas, a participação de empresas italianas triplica, chegando a 60, graças também ao apoio da ICE – Agência para a promoção no exterior e a internacionalização de empresas italianas (ITA – Italian Trade Agency). As exposições coletivas oficiais das regiões Vêneto e Friuli-Venezia Giulia também fazem sua estreia.
Realizada na principal região produtora de vinhos e espumantes do Brasil, a Wine South America conta com mais de 7 mil profissionais e compradores cadastrados, 2 mil reuniões B2B já agendadas e uma agenda repleta de masterclasses, degustações e workshops, complementada por visitas às cantinas da Serra Gaúcha para conhecer as renomadas denominações de origem “Vale dos Vinhedos” e “Pinto Bandeira”.
Segundo o Observatório de Vinhos UIV-Vinitaly, o Mercosul ainda é um mercado pequeno, mas promissor para a Itália: o valor gerado pela área de livre comércio sul-americana para o Belpaese é cerca de 49 milhões de euros, com uma progressão de entradas que tem apresentado um crescimento médio anual desde 2019 a uma taxa de 5%. O mercado mais importante é o Brasil, com um faturamento de 43 milhões de euros em 2024 e uma participação de mais de 84% da área total. Seguem Venezuela e Uruguai (5%), Paraguai (4%) e Argentina, com um pouco acima de 1%.
O embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, acompanhado do cônsul-geral da Itália no Rio Grande do Sul, Valerio Caruso, compareceram à inauguração do evento, que tem como um dos seus pontos fortes o Pavilhão Italiano, coordenado pela ICE/ITA, agência comandada no Brasil por Milena Del Grosso, que reúne 23 empresas das principais regiões vinícolas italianas. O espaço expõe 256 rótulos, entre tintos, brancos, rosés e espumantes.
A ICE/ITA, em colaboração com Veronafiere, também contribuiu para a organização das 24 empresas do Abruzzo, Campania, Emilia-Romagna, Friuli-Venezia Giulia, Lazio, Lombardia, Marche, Piemonte, Puglia, Sardenha, Sicília, Toscana, Trentino-Alto Adige, Úmbria e Vêneto, presentes de forma independente na feira. (ANSA).