O Villarreal vai disputar pela primeira vez em sua história a final de um torneio europeu, depois de empatar por 0 a 0 com o Arsenal, nesta quinta-feira, no jogo de volta das semifinais da Liga Europa, graças à vitória por 2 a 1 no primeiro duelo, na Espanha.

A equipe espanhola vai decidir o título da competição continental no dia 26 deste mês, na cidade polonesa de Gdansk, com o Manchester United, que eliminou a Roma.

No encontro desta quinta, em Londres, o “Submarino Amarelo” encerrou uma escrita de nunca decidir um torneio europeu, depois de cair em cinco semifinais, quatro pela Liga Europa e uma pela Liga dos Campeões.

Na semifinal da Liga dos Campeões que disputou em 2006, o Villarreal foi eliminado justamente pelo Arsenal.

O time espanhol também evitou que o continente fosse dominado nessa temporada por clubes da Inglaterra, depois da classificação de Chelsea e Manchester City para a final da Liga dos Campeões e do Manchester United para decisão da Liga Europa.

Para conquistar este título inédito, o time espanhol conta com o comando do técnico Unai Emery, que tornou o Sevilla tricampeão da Liga Europa.

– Jogo sem emoção –

O Arsenal, que precisava de uma vitória simples por 1 a 0 para seguir na competição, entrou em campo com uma postura muito defensiva e pouco produziu, tendo apenas duas oportunidades no primeiro tempo, com Aubameyang.

Já na segunda etapa, os donos da casa foram um pouco melhores e chegaram a acertar a trave espanhola, novamente com Aubameyang.

Com o placar a seu favor, os visitantes se fecharam na defesa e aguardaram o tempo passar até o árbitro decretar o encerramento do encontro e a histórica classificação à final europeia.

O Villarreal, sexto no Campeonato Espanhol, deseja a classificação para Liga dos Campeões, que pode chegar com o título da Liga Europa.

Já o Arsenal, nono colocado no Inglês, apostava neste torneio para salvar sua temporada.

bur/dr/lca