Vilarejo na Itália celebra ‘Natal’ para se despedir de verão

ROCA DI MEZZO, 26 AGO (ANSA) – Uma mesa para 200 pessoas, uma árvore decorada com luzes brilhantes e um clima que lembra mais o inverno de dezembro do hemisfério norte do que o calor escaldante típico de agosto são o cenário para uma peculiar celebração de “Natal de Verão” em Terranera, uma pequena vila em Rocca di Mezzo, na província de L’Aquila, no centro da Itália.   

O vilarejo está localizado a 1.270 metros acima do nível do mar, no coração do Parque Natural Regional Sirente-Velino. Justamente por causa das temperaturas gélidas típicas do inverno, a Pro Loco – organização voluntária e sem fins lucrativos formadas por cidadãos locais para promover e valorizar sua cidade ou região e seu patrimônio cultural – decidiu organizar um jantar de Natal fora de época na praça, com direito a lareira acesa e os típicos chapéus vermelhos e brancos.   

A ideia surgiu quase como uma brincadeira, acompanhada de panetones, vinho quente e decorações espetaculares. O clima, inclusive, fez sua parte: chuva, neblina e temperaturas noturnas próximas de zero transformaram o verão da região de Abruzzo em uma noite de inverno perfeita.   

Nos arredores do Altopiano delle Rocche, isso não é tão incomum.   

Assim, em meio a toalhas de mesa vermelhas e decorações coloridas, a cidade acolheu moradores e turistas, quadruplicando sua população – de cerca de 3,6 mil.   

Canções natalinas, presentes e fotos sob a árvore coberta de neve contribuíram para uma atmosfera ainda mais surreal. A iniciativa, que se repete ciclicamente para dar “as boas-vindas” ao fim do verão, muda de tema a cada ano: em 2023, os personagens da Disney foram homenageados, enquanto a edição do ano passado focou na cultura pop dos anos 2000.   

“É uma maneira de se despedir do verão com um toque descontraído”, declarou Giuseppe D’Amuri à ANSA, professor de férias na região com a família.   

Há pelo menos 50 anos, muitos trabalham arduamente para tornar esta pequena vila um centro de encontros sociais, pelo menos em agosto. O mais interessante é que recentemente o comando foi passado para a nova geração, cujos filhos conseguem transmitir essas ideias nas redes sociais, combinando tradição com inovação.   

As iniciativas também atraem visitantes ocasionais, aqueles que visitam o local para respirar um pouco de ar fresco e que, desta vez, se viram colocando luzes enquanto usavam chapéus de Papai Noel. (ANSA).