Em um duelo de times ameaçados pelo rebaixamento, o Vila Nova-GO se deu melhor, ao vencer o Brusque, por 1 a 0, neste sábado à tarde, no estádio Augusto Bauer, em Santa Catarina. Típico jogo de seis pontos e válido pela 30ª rodada, o resultado tirou o time goiano da zona de descenso, agora com 34 pontos em 15º lugar, e manteve o Brusque dentro da zona de rebaixamento, em 18º, com 31 pontos.

Nesta rodada, além do próprio Vila Nova, o Guarani também se livrou da zona de degola. Brusque e CSA (32) perderam e ficaram na zona de queda ao lado de Operário (30) e Náutico (27). Agora faltam oito rodadas para o término da temporada e cada jogo se transformará em uma decisão.

As estratégias dos técnicos, com certeza, mudaram logo no início do jogo porque o Vila Nova abriu o placar aos dois minutos. Wagner se posicionou para cobrar uma falta do lado direito, mas na linha intermediária. Como esperado, ele chutou alto em direção ao gol. Enquanto os zagueiros e os atacantes disputavam a bola no alto, o goleiro Belliato permaneceu na linha do gol. A bola ganhou efeito, fez uma curva e entrou direto sem desvio de ninguém.

Em seguida, o Brusque foi ao ataque e logo finalizou bem com duas boas defesas de Tony. Mas, aos poucos, o sistema defensivo do Vila Nova foi controlando a movimentação adversária. No total, o Brusque chutou apenas cinco vezes no gol. Muito pouco para quem precisa marcar pelo menos um gol.

No segundo tempo, o Brusque voltou com Jaílson no lugar de Wagner Balotelli. Mais do que isso, passou a atuar na frente, empurrando o time goiano para seu campo de defesa.

No primeiro minuto, Luiz Antônio tentou pelo alto e quase que Tony se atrapalhou, mas fez a defesa em dois tempos no ângulo. Aos 12 minutos, o goleiro fez um milagre ao espalmar no alto o chute cruzado de Pará.

A verdade é que a depois desta pressão, o Vila Nova não se arriscou mais ao ataque, nem ligando para o contra-ataque. O jogo virou num duelo de ataque contra defesa. O time goiano fez a opção de apenas se defender para tentar segurar a vantagem de um gol.

O Brusque seguiu rondando a grande área adversária, mas sem concluir com reais chances de marcar gol. Restou tentou insistir na esperança de que um chute forte ou desviado pudesse resultar em gol. Mas nada disso aconteceu.

Pela 31ª rodada, o Brusque vai enfrentar o Ituano no próximo sábado (24), às 11h, no interior paulista, enquanto o Vila Nova-GO vai receber o CRB, na quinta-feira (22) a partir das 21h30.

FICHA TÉCNICA

BRUSQUE 0 X 1 VILA NOVA-GO

BRUSQUE – Belliato; Pará (Toty), Ianson, Wallace Reis e Angelo; Rodolfo Potiguar, Wagner Balotelli (Jailson) e Luiz Antonio (Felipe Manoel); Mascote (Crislan), Patrick e Fernandinho (Paulo Baya). Técnico: Gilson Kleina.

VILA NOVA-GO – Tony; Alex Silva, Rafael Donato, Matheus Mancini e Willian Formiga; Jean (Romário), Souza e Wagner (Ralf); Kaio Nunes (Hugo Cabral), Daniel Amorim (Riquelme) e Dentinho. Técnico: Allan Aal.

GOL – Wagner, aos dois minutos do primeiro tempo.

ÁRBITRO – Marcelo de Lima Henrique (CE).

CARTÕES AMARELOS – Wallace Reis, Bruno Aguiar (reserva) e Edilson (reserva) (Brusque). Matheus Mancini, Hugo Cabral e Riquelme (Vila Nova).

RENDA – R$ 50.330,00.

PÚBLICO – 2.516 pagantes.

LOCAL – Estádio Augusto Bauer, em Brusque (SC).