Conhecido como ‘Viking do Capitólio’, Jacob Chansley usou as redes sociais para comemorar o perdão concedido por Trump aos invasores da sede do poder legislativo federal estadunidense, em 6 de janeiro de 2021.
“Acabei de receber a notícia do meu advogado. Eu tenho um perdão. Obrigado, presidente Trump. Agora vou comprar algumas armas”, disse, em publicação no X (antigo Twitter).
A postagem de Chansley traz ainda um desenho de si mesmo segurando a bandeira dos Estados Unidos da América. Na outra mão, há uma arma.
“Eu amo esta país. Deus abençõe a América. Os J6ers estão sendo soltos e a Justiça chegou. Tudo o que foi feito no escuro será revelado”, escreveu.
I JUST GOT THE NEWS FROM MY LAWYER…
I GOT A PARDON BABY!
THANK YOU PRESIDENT TRUMP!!!NOW I AM GONNA BUY SOME MOTHA FU*KIN GUNS!!!
I LOVE THIS COUNTRY!!!
GOD BLESS AMERICA!!!!
J6ers are getting released & JUSTICE HAS COME…
EVERYTHING done in the dark WILL come to light! pic.twitter.com/g9pwc7v9EQ— Jake Angeli-Chansley (@AmericaShaman) January 21, 2025
Jacob Chansley, de 37 anos, é veterano da marinha dos Estados Unidos. Usando um chapéu com chifres e com uma bandeira do país pintada no rosto, ele se tornou o símbolo do ataque extremista. Segundo Trump, 1,5 mil manifestantes acusados pela invasão serão beneficiados pela medida.