13/04/2023 - 17:01
O casal de influenciadores digitais Viih Tube e Eliezer surpreendeu os fãs ao anunciar o nascimento da filha, a pequena Lua, cuja gestação o público acompanhou desde o começo. Isso porque a criança chegou ao mundo no domingo de Páscoa (9), em São Paulo, mas somente nesta quinta-feira (13), os dois contaram que o parto já havia acontecido.
A menina nasceu de cesariana porque não entrou em posição para parto normal. Além disso, Viih revelou que a filha apresentou quadro de icterícia e precisou receber banho de luz especial para tratar. Especialista ouvido pela IstoÉ Gente, o dermatologista *Dr. Jonas Bueno, de São Paulo, explica que essa condição é mais comum do que se imagina e o tratamento é bem simples. Porém, merece bastante atenção, já que pode desencadear problemas sérios de saúde e até irreversíveis.
O que é icterícia?
“A icterícia neonatal é uma condição comum nos primeiros dias de vida dos bebês, caracterizada pelo amarelamento da pele e dos olhos. Isso acontece devido ao acúmulo de bilirrubina no sangue, uma substância amarela resultante da quebra dos glóbulos vermelhos”, disse o dermatologista, acrescentando que a condição pode ser fisiológica, ou seja, uma condição normal e temporária, ou patológica, causada por algum problema de saúde.
Embora assuste um pouco os pais de primeira viagem, a icterícia neonatal fisiológica é bem comum. “Ocorre em cerca de 50% a 60% dos recém-nascidos a termo e em até 80% dos prematuros. Geralmente, é uma condição leve e passageira”, informou o especialista.
Já a patológica é menos comum, afetando aproximadamente 10% dos bebês, dependendo da causa subjacente, segundo informou o dermatologista. Ele explicou, ainda, que o tratamento neonatal varia de acordo com a causa e a gravidade. No caso da fisiológica, muitas vezes não é necessário tratamento, pois pode acabar se resolvendo por si só.
“Entretanto, pode ser recomendado aumentar a frequência das mamadas para ajudar a eliminar a bilirrubina do organismo do bebê”, orienta Dr. Jonas Bueno. Já em casos mais graves, o tratamento mais comum é a fototerapia. Nele, o bebê é exposto a uma luz azul-esverdeada especial que ajuda a quebrar a bilirrubina em produtos mais solúveis e, portanto, fáceis de serem eliminados pelo organismo. Em situações mais severas, pode ser necessário realizar uma transfusão de sangue.
Há riscos em caso de ausência do tratamento?
O Dr. explica que se a icterícia neonatal não for tratada adequadamente, principalmente nos casos patológicos, a bilirrubina pode acumular-se no organismo e atingir níveis tóxicos, causando uma condição chamada kernicterus. “Trata-se de uma forma grave de encefalopatia bilirrubínica, que pode resultar em complicações permanentes, como surdez, paralisia cerebral, déficits cognitivos e, nos casos mais extremos, até mesmo a morte”, alertou.
Assim, o médico destaca que é fundamental identificar e tratar a icterícia neonatal adequadamente. “Sobre o caso da filha da influencer Viih Tube, é importante destacar a importância do acompanhamento médico durante a gestação e após o nascimento da criança”, disse.
*Dr. Jonas Bueno
Dermatologista. CRM: 112.389/SP