Vieira se reúne com grão-chanceler da Ordem de Malta em Roma

ROMA, 23 JAN (ANSA) – A Villa Magistrale em Roma, na Itália, recebeu nesta sexta-feira (23) a visita oficial do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, que se reuniu com o grão-chanceler da Ordem Soberana de Malta, Riccardo Paternò di Montecupo.   

“O encontro confirmou a solidez nas relações iniciadas em 1952 entre a Ordem Soberana de Malta e o Brasil, que celebrará seu 75º aniversário em 2027”, destaca o comunicado sobre a reunião.   

A conversa entre Vieira e Paternò di Montecupo surgiu da vontade comum de aprimorar as relações bilaterais, com o reforço do diálogo diplomático e a promoção de novas oportunidades de cooperação humanitária.   

“A reunião de hoje demonstra como a missão diplomática e humanitária da Ordem de Malta está se desenvolvendo em uma escala cada vez mais global, com atenção renovada à América Latina e, em particular, a países como o Brasil, com os quais compartilhamos uma longa história de cooperação”, declarou o grão-chanceler.   

Um amplo espaço das tratativas foi dedicado à cooperação humanitária no Brasil, onde a Ordem Soberana de Malta mantém-se presente através de três associações nacionais e da Associação Cruz de Malta.   

O trabalho da Ordem abrange intervenções que vão desde cuidados de saúde à educação e formação, até o apoio aos segmentos mais vulneráveis da população. Ela atua também no combate a doenças negligenciadas, como a hanseníase, por meio de programas direcionados de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento.   

Durante o encontro, ambas as partes reafirmaram seu compromisso mútuo de fortalecer ainda mais essa colaboração, inclusive com vistas a um acordo de cooperação que apoie tanto as atividades em andamento quanto o desenvolvimento de novas iniciativas em áreas de interesse comum, como segurança alimentar, redução da pobreza, saúde, bem-estar social e educação. (ANSA).