(ANSA) – BRASÍLIA, 13 NOV – O chanceler Mauro Vieira e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, conversaram brevemente nesta quarta-feira (12), no Canadá, e devem ter uma reunião formal nesta quinta (13) para discutir o tarifaço americano contra produtos brasileiros.
“Todas as negociações são muito bem-vindas. Aliás, o presidente Lula já disse repetidamente que não há assuntos tabu, assuntos que não possam ser discutidos”, afirmou Vieira, que participa como convidado da cúpula dos chanceleres do G7 no Canadá.
+ Mauro Vieira e Marco Rubio avançam em negociações sobre tarifas
Nesse contexto, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que o governo republicano deve anunciar nos próximos dias a redução das taxas de importação sobre o café, um dos itens afetados pelo tarifaço.
“Todas as notícias relativas às tarifas, à redução e à volta ao ambiente anterior sempre são auspiciosas e bem-vindas. Eu ouvi a notícia de que haveria essa redução sobre o café. É evidente que é um setor muito importante para a economia brasileira”, comentou Vieira.
Caso aconteça, essa será a segunda reunião entre o chanceler brasileiro e Rubio no contexto da reaproximação entre os governos dos presidentes Lula e Donald Trump.
Os mandatários já tiveram uma breve conversa na ONU, um telefonema e uma reunião de quase uma hora no mês passado, à margem da cúpula dos países do Sudeste Asiático, na Malásia.
(ANSA).