A arbitragem é um dos pontos que mais gera polêmicas no mundo do futebol. Velocidade do jogo, dimensão do campo, pressão, visão das jogadas, jogadores em ação e outros itens podem dificultar tanto o lado de quem joga quanto o trabalho dos próprios árbitros. Por conta disso, muitos erros são cometidos e alguns podem gerar efeitos colaterais sérios. Relembre as decisões mais polêmicas do VAR, conhecido como o Árbitro Assistente de Vídeo.

Arbitragem questionada

Após a derrota para o Palmeiras, em um jogo que teve polêmicas de pênalti anulado a favor dos paulistas nos acréscimos do segundo tempo, o diretor do Sport, Augusto Caldas, reclamou das decisões da arbitragem após a partida. “Precisamos saber o que foi dito para mudar a opinião do árbitro”. Assista:

Libertadores 2018

Na Libertadores de 2018, o Flamengo começou com empate de 2 a 2 contra o River Plate. Porém, o árbitro cometeu dois erros que acabou prejudicando o Rubro-Negro. O primeiro erro foi não marcar um pênalti; o segundo foi não marcar um impedimento no primeiro gol argentino. Confira:

Cotovelada

No jogo entre Argentina e Brasil, houve um lance polêmico com relação à revisão do VAR. O jogador Otamendi levanta o braço e dá uma cotovelada no adversário Raphinha. O árbitro não observa a ação no momento, que foi analisada em vários ângulos e velocidades neste vídeo. Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=34EgAmJ8bGA

Crise escancarada

Com a saída de Leonardo Gaciba da presidência da Comissão de Arbitragem por conta do seu perfil que não agradava a cúpula e as inúmeras críticas, a CBF publicou vários áudios e escancarou a crise na arbitragem brasileira. Assista:

Confusão no impedimento

A CBF divulgou o áudio do VAR do jogo de Fortaleza X São Paulo em que a gravação comprovou que houve uma confusão na definição do impedimento de um gol do São Paulo, anotado por Vitor Bueno, que foi anulado. Veja:

Não foi expulso

A CBF divulgou áudios do VAR sobre a não expulsão do atacante Renato Kayser do Atlético Paranaense no jogo contra o Flamengo. O lance gerou muita polêmica, uma vez que os áudios revelam momentos em que houve “golpes na barriga”. O árbitro disse que isso não era suficiente para uma expulsão e, assim, não aplica o cartão vermelho. Mais uma vez, o Flamengo saiu prejudicado do jogo.