Geral

Vídeos registram nove desabamentos ao redor do mundo

Crédito: Reprodução

Entre as catástrofes conhecidas, o desabamento é dos mais recorrentes não só no Brasil, mas também em diversos países seja pela estrutura precária, as condições decadentes ao longo dos anos ou pela má execução da construção. Assista 9 vídeos que registram os momentos assustadores de desmoronamentos ao redor do mundo.

Casa de três andares

Uma casa de três andares desabou no Morro do Salgueiro, na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo os bombeiros, uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas. Confira:

Miami Beach

Uma câmera de segurança registrou o momento em que parte do prédio residencial de 12 andares desabou em Surfside, Miami Beach, nos Estados Unidos. As imagens mostram o momento em que o meio do prédio desmorona e, logo depois, uma das laterais colapsa e desaba. Foi estimado que 55 apartamentos foram destruídos. De acordo com o prefeito da cidade, Charles Burkett, uma pessoa morreu, 14 sobreviventes foram resgatados e 99 pessoas seguiram desaparecidas. Confira:

Colapso da gruta

Durante um treinamento, um desabamento ocorreu dentro de uma gruta e deixou 10 bombeiros soterrados, no interior de São Paulo. Infelizmente, apenas um deles sobreviveu. Veja:

Ciclovia

Em 2016, parte da ciclovia da Avenida Niemeyer, no Rio de Janeiro, desabou depois de ter sido inaugurada em janeiro do mesmo ano. Com 3,9 km, a ciclovia fazia conexão entre os bairros Leblon e São Conrado, sendo considerada um dos principais cartões-postais dos Jogos Olímpicos. Duas pessoas morreram nesse desastre.

Trabalhadores no local

Um prédio de quatro andares desabou em Washington, capital dos Estados Unidos. A polícia confirmou que ao menos um trabalhador foi retirado com vida. Confira:

Estátua caiu

Em Maracanaú, no Ceará, uma estátua de 13 metros do Padre Cícero desabou e, durante a queda, quase atingiu um ciclista e outro carro que estavam passando pelo local. A estátua praticamente se desintegrou antes de cair e se transformou em uma montanha de escombros. Veja:

Radiotelescópio desabou

Imagens feitas por um drone da Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos mostram o momento em que a estrutura do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, começa a desabar. O vídeo revela os cabos se rompendo e o início do colapso da estrutura. O Radiotelescópio era o segundo maior do mundo e suportou furacões, umidade tropical e vários terremotos ao longo de 57 anos de operação.

https://www.youtube.com/watch?v=qpB_QV7hMl0

Quase “engoliu” caminhão

Uma ponte no bairro Guarani em Brusque, no Vale do Itajaí, desabou após fortes chuvas que atingiram várias cidades de Santa Catarina. De acordo com a prefeitura, ninguém ficou feriado. As imagens mostram quando dois caminhões passam e, no momento em que o segundo está transitando pelo local, a ponte desaba e o caminhão balança, mas consegue acelerar e seguir em frente. O carro seguinte freia rapidamente enquanto o motociclista derrapa assim que enxerga o grande buraco a frente.

Queda de caixa d’água

Um reservatório de água de 600mil litros desabou em Senador Canedo, região metropolitana de Goiás, deixando um grande rastro de destruição. Um jovem de 19 anos ficou gravemente ferido ao ficar soterrado nos escombros. Além disso, casas foram atingidas e animais morreram com a queda e inundação da caixa d’água.