Parece que o estilo de vida altamente tecnológico visto no desenho animado ‘Os Jetsons’ está se tornando cada vez mais real. Agora, a alta tecnologia está chegando nos carros capazes de se movimentar pelas ruas sem interferência manual. Confira os veículos sem motorista que estão sendo testados ao redor do mundo.

Piloto automático

Dirigindo um Model 3, da Tesla, um motorista foi flagrado cochilando enquanto o carro aparentemente estava no piloto automático. Em um vídeo, o autor da gravação disse que estava na Rodovia dos Imigrantes, que liga a capital paulista ao litoral. Confira:

Uber sem motorista

No vídeo, um rapaz mostra um carro no piloto automático na qual dirige, estaciona, abre a porta por meio do bluetooth e aguarda o passageiro entrar e colocar o cinto para, então, dar a partida. A pessoa sentada no banco de trás pode acompanhar todo o trajeto pela televisão embutida. Confira:

Totalmente autônomos

Uma empresa israelense de tecnologia se tornou a primeira a testar carros totalmente autônomos nas ruas de Nova York. Assista:

Sem volante, acelerador e freio

Em 2014, a gigante empresa americana Google começou a construir os seus próprios veículos elétricos sem motorista, volante, acelerador e freio, prometendo ver o protótipo nas ruas no futuro. O pequeno Google Car tem dois lugares para passageiros e uma pequena torre equipada com múltiplos sensores e lasers no teto, que permite que capte tudo o que está ao redor e, com isso, ande sozinho. Uma câmera instalada no capô do veículo controla tudo o que acontece na parte da frente.

No Brasil

Em 2014, o “projeto Carina” USP foi o primeiro carro autônomo autorizado a trafegar nas ruas de São Carlos, no interior paulista, em um percurso de 5,5 quilômetros de distância. O carro, comprado em uma concessionária Fiat, foi adaptado com uma série de equipamentos por um grupo de pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) e da Escola de Engenharia da USP são-carlense. Confira:

Robotáxis

A gigante empresa Baidu teve a permissão das autoridades municipais de transporte de Pequim, na China, para a realização de testes de carros sem motorista nas vias públicas da capital. Mas para conseguir tal consentimento, era necessário cumprir algumas regras, entre elas, completar mais de 30 mil quilômetros de testes com os veículos sem motoristas em estradas abertas. Cinco robotáxis modelo Baidu Apollo entrarão na lista de testes, com um operador de segurança remoto capaz de assumir o controle em uma emergência. Além disso, a empresa anunciou uma parceria com o app Shouqi para permitir que usuários solicitem um robotáxi por meio do aplicativo.

Para entregas

A Ford começou a testar vans sem motorista para a realização de entregas. Com duas semanas de testes, o estudo apresentou resultados bastante positivos apontando que duas vans autônomas e oito entregadores são mais eficientes, rápidos e sustentáveis do que seis carros ou motos convencionais. Confira:

Licença concedida

O Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, nos Estados Unidos, concedeu a primeira licença para o teste de um carro autônomo nas ruas de São Francisco. A empresa que conduzirá os testes já colocou 180 veículos nas ruas, mas sempre com um motorista de prontidão para qualquer emergência.

https://www.facebook.com/watch/?v=889842621547987