A Força Aérea da Colômbia, por meio de seu helicóptero, retirou da selva de Guaviare as quatro crianças que foram encontradas após 40 dias de buscas. O Ministério da Defesa compartilhou um vídeo em que mostra como os menores foram resgatados na noite de sexta-feira (9). A localização do grupo foi anunciada horas antes pelo presidente colombiano, Gustavo Petro, nas redes sociais.

Com cordas e outros elementos de proteção, os militares resgataram as crianças. Elas foram elevadas a quase 60 metros de altura, onde pairava um helicóptero por sobre as imensas árvores da Amazônia colombiana. As imagens mostram as crianças agarradas aos militares até serem colocadas em segurança dentro da aeronave.

“Neste momento comandos de Força Aérea da Colômbia retiram as 4 crianças da selva densa. O helicóptero está a mais de 60 metros de altura. As árvores são muito altas e a visibilidade é quase nula. Eles vão para o heliporto montado no meio da selva para esta operação”, informaram os militares.

Lesly Mucutuy, Soleiny Mucutuy, Tien Noriel Ronoque Mucutuy e Cristin Neriman Ronoque Mucutuy foram encontrados a 3,5 quilômetros do ponto da queda do avião ocorrido em 1º de maio.

Do heliporto, a aeronave seguiu para Calamar, onde foi reabastecida e depois partiu para San José del Guaviare. No destino final as crianças foram levadas ao hospital municipal para serem atendidas pela equipe médica das Forças Armadas da Colômbia.

Gustavo Petro, presidente da Colômbia, anunciou, na sexta-feira, que equipes de resgate encontraram com vida as quatro crianças que estavam perdidas havia quarenta dias na selva amazônica, depois da queda do avião em que viajavam. Três adultos, entre eles a mãe das crianças, morreram no acidente provocado por uma falha mecânica.

“Uma alegria para todo o país! Apareceram com vida as 4 crianças que estavam perdidas havia 40 dias na selva colombiana”, escreveu ele no Twitter.

Assista ao vídeo: