A Rússia alegou ter capturado a vila de Klishchiivka, localizada nove quilômetros ao sul de Bakhmut, no leste da Ucrânia.

A alegação não pôde ser verificada de forma independente, e as autoridades ucranianas não fizeram comentários imediatos sobre o assunto.

Tomar Klishchiivka seria apenas um pequeno avanço, mas o Kremlin está faminto por boas notícias do campo de batalha após meses de contratempos.

Bakhmut, por outro lado, seria um prêmio maior.

Isso pode permitir que a Rússia interrompa as linhas de abastecimento ucranianas no leste e ameace outras cidades controladas pela Ucrânia na região vizinha de Donetsk.

O centro da cidade foi fortemente afetado pelos bombardeios.

O exército ucraniano está construindo fortificações dentro da cidade enquanto os combates se transformam em batalhas urbanAs, informou a emissora britânica Sky News.

Tanques da era soviética e veículos blindados foram escondidos entre os edifícios.

“Estamos segurando por enquanto. Estamos com metralhadoras contra tanques e veremos. Enquanto tivermos ânimo para lutar, lutaremos”, disse um soldado ucraniano que se identificou apenas como Dmytro.

A maioria dos moradores deixou a cidade. Os poucos restantes tentam salvar seus pertences. Mas eles não sabem para onde ir.

As forças russas estão agora na periferia da cidade, disseram soldados ucranianos à Sky News.

“Precisamos de armas hoje porque depois de amanhã esta cidade já pode ser destruída”, disse Andriy, da Brigada de Reação Rápida da Guarda Nacional Ucraniana.

“E se esperarmos, morrerei, mas quero viver e quero apoiar meu país.”