Os drones estão desempenhando um papel crucial nas operações militares da Ucrânia na região de Mykolaiv, onde os bombardeios da Rússia aumentaram nas últimas semanas.

A equipe de reconhecimento ucraniana Fireflies conduz a operação de drones no esforço de combater qualquer tentativa russa de conquistar mais território na região.

“Esta é uma guerra de artilharia e drones”, diz o líder da unidade, que atende pelo nome de guerra Baton.

Ele observa cuidadosamente a fumaça subindo após um ataque em uma posição russa a poucos quilômetros de distância em um monitor que exibe o feed enviado do veículo.

Os drones são os únicos “olhos”, de acordo com Baton.

Análises do Ministério da Defesa da Grã-Bretanha dizem que a invasão russa está prestes a entrar em uma nova fase, na qual os combates mudariam para uma linha de frente de aproximadamente 350 quilômetros estendendo-se de perto da cidade de Zaporizhzhia até Kherson, ocupada pelos russos.

A cidade de Mykolaiv, um centro de construção naval que as forças russas bombardeiam diariamente, fica a menos de 100 km de Kherson.

Enquanto a região se prepara para a possibilidade de uma ofensiva russa ou contra-ofensiva ucraniana, os militares dizem que seria mais fácil se defender contra novos ataques.

“Estamos, de fato, esperando (que os russos avancem)”, diz Baton.

“Se eles vierem nos atacar, vamos chutar a bunda deles, contra-atacar e tomar suas posições.”