Este vídeo mostra o interior de uma “câmara de tortura” que a polícia ucraniana alega ter sido usada para interrogar e abusar de moradores da vila recém-libertada de Pisky-Radkivski, na região de Kharkiv.

As cenas angustiantes, divulgadas pela polícia ucraniana na segunda-feira, dia 3, mostram um porão onde o uniforme de um soldado ucraniano foi deixado.

“Outra câmara de tortura dos ocupantes russos. Após a desocupação, nossos policiais estão documentando aqui crimes de guerra do exército de ‘libertadores’. Quando militares russos entraram na vila, eles forçaram os moradores a deixar suas casas e se estabelecer lá”, diz o relatório da polícia.

A filmagem também mostra casas abandonadas deixadas sujas pela partida das tropas russas, que deixaram a cidade no rio Oskil após uma ofensiva devastadora das forças armadas ucranianas.

“Os ocupantes russos deixaram para trás casas saqueadas, sujeira e impurezas – uma marca registrada do ‘mundo russo’. Também é visto um homem local em uma bicicleta, com marcas de ligadura nos pulsos.