O turista brasileiro Dennis Cosmo Marin, de 30 anos, morreu na quarta-feira (2) depois de ser atingido por uma placa de gelo. O acidente fatal ocorreu no momento em que um grupo visitava a Caverna do Jimbo, também conhecida como Caverna de Gelo, localizada no Vale de Andorra, em Ushuaia, na Argentina. As informações são do jornal Clarín.
#CerroCuevadeJimbo #Ushuaia
Desprendimiento de placas de hielo sobre un turista brasileño, quitandole la vida. pic.twitter.com/dfWNLjEeUn— Angel Fretes (@angelfretestdf) November 3, 2022
No vídeo, divulgado no Twitter, é possível ver uma placa com a mensagem: “aviso, não entre” próxima da entrada da caverna. Nas imagens, pelo menos cinco pessoas aparecem em fila entrando na caverna. Em um determinado momento, um grande bloco de gelo se desprendeu e caiu em cima de Dennis.
Na sequência, é possível ouvir os gritos das demais pessoas. Depois uma equipe da Comissão de Socorro foi acionada e, quando chegou ao local, atestou a morte do turista brasileiro.
O juiz Javier De Gamas Soler, titular do Tribunal de Instrução 1 de Ushuaia, ordenou a realização do exame de autópsia no corpo e o recolhimento de depoimento das testemunhas.
Autoridades do Parque Nacional, que cuidam da Caverna do Jimbo, alertam desde 2021 sobre o perigo de se aproximar do local, pois está “em risco de colapso”.