Moradores e turistas que passavam próximos à orla de Niterói no Rio de Janeiro na noite desta quinta-feira (30) se assustaram ao ver uma plataforma de produção de petróleo da Petrobras. A plataforma P-70 estava ancorada na Baía de Guanabara, mas foi levada pelos fortes ventos até a orla da praia. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com a Petrobras, a plataforma chegou ao Rio de Janeiro no último dia 24 e nesta quinta-feira (30) passou por uma operação de desdocagem – sendo retirada de cima do navio que a trouxe da China, onde foi construída. A empresa está avaliando possíveis danos.

A tempestade que atingiu a região começou no início da noite. Às 20h05, o Centro de Operações Rio decretou estado de atenção. Por volta das 20h30, a plataforma bateu nas pedras da Boa Viagem, bairro litorâneo de Niterói.

Segundo a Petrobras, a plataforma se deslocou durante processo de ancoragem em uma área próxima da orla. A empresa informou ainda que já reconduziu a embarcação para a área onde ficará ancorada e que não houve vítimas.

Nas redes sociais, vídeos e fotos feitos por quem passava na região mostram a plataforma próximo a orla da praia.