O senador Marcos Rogério (PL-RO) e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, protagonizaram uma discussão acalorada durante a audiência da Comissão de Infraestrutura, nesta terça-feira, 27.
💢 🗣️ Ministra Marina Silva bate-boca com o senador Marcos Rogério, que rebate: “Se ponha no seu lugar.”pic.twitter.com/gR6o6TncQP
— République (@republiqueBRA) May 27, 2025
A ministra afirmou ter se sentido ofendida pelas falas do senador Omar Aziz (PSD-AM) e questionou a conduta dos trabalhos realizados por Marcos Rogério, presidente do colegiado, que havia corta por diversas vezes o microfone de Marina Silva.
Marina disse, então, que Marcos Rogério gostaria que ela “fosse uma mulher submissa”. “E eu não sou”, afirmou. O presidente do colegiado pediu respeito e disse à ministra: “Se ponha no teu lugar”.
+ Unidades de preservação não impedem exploração da Margem Equatorial, diz Marina Silva
Em seguida, ainda impedindo a fala da ministra, Marcos Rogério tentou dar outro sentido ao que havia dito e destacou que tinha pedido para que ela se colocasse em seu “lugar de ministra de Estado”.
“Sou uma mulher de luta e de paz. Mas nunca vou abrir mão da luta. Não é pelo fato de eu ser mulher que vou deixar as pessoas atribuírem a mim coisas que não disse”, rebateu Marina.
Nesse momento, o senador Plínio Valério disse que a ministra estava confundindo as coisas. “A mulher merece o respeito, a ministra, não”, completou.
Na réplica, Marina mencionou o episódio em que Valério afirmou durante sessão no Senado que tinha vontade de enforcá-la. A ministra ainda destacou que, se o senador não pedisse desculpas, iria embora da comissão. Como isso não ocorreu, a ministra de retirou do local.
Início da discussão
A discussão durante a comissão teve início quando Aziz criticou a conduta de Marina Silva à frente da pasta do Meio Ambiente e os dados apresentados por ela.
O senador também advertiu a ministra ao afirmar que o Congresso aprovaria novas regras de licenciamento a contragosto de Marina Silva. “Se essas coisas não andarem, a senhora terá responsabilidade”, disse Omar Aziz.
Com a fala interrompida diversas vezes pelos senadores Marcos Rogério e Osmar Aziz, Marina destacou que trabalha ” com base naquilo que está na lei e nas futuras gerações”.
Em tom acalorado, Aziz acusou a ministra de não ter ética, e disse que ela estaria “atrapalhando” o desenvolvimento no País. “Tem mais de 5 mil obras paradas no Brasil”, completou.
Depois, o senador acusou Marina Silva de estar apresentando “falsos” dados ambientais sobre as obras brasileiras.