Essas imagens parecem mostrar um Iskander-M lançando um míssil balístico em posições militares ucranianas.

O Iskander-M é um sistema móvel de mísseis balísticos de curto alcance construído e usado pelos militares russos.

A filmagem mostra soldados removendo a rede de camuflagem do veículo antes que ele possa ser visto manobrando para a posição.

Ele então desdobra seu armamento na forma de um enorme míssil, apontando-o para o céu, antes que a munição possa ser vista sendo disparada para o alto.

Um segundo míssil parece ter sido disparado ao mesmo tempo, com ambos indo em direção a seus alvos invisíveis quando a filmagem termina.

As imagens foram obtidas do Ministério da Defesa da Rússia (MoD) na sexta-feira, 14 de outubro, juntamente com uma declaração afirmando: ‘As tripulações do Iskander-M (OTRK) do Distrito Militar do Leste realizam com sucesso missões de combate na zona de uma operação militar especial’.

As tripulações dos sistemas de mísseis táticos operacionais Iskander-M (OTRK) das forças de mísseis e artilharia do Distrito Militar Oriental (VVO) continuam realizando missões de combate na Zona de Operação Militar Especial (SVO) no território da Ucrânia.

“Os militares estão em serviço de combate 24 horas por dia e estão prontos a qualquer momento para lançar um ataque de mísseis ultrarrápido contra alvos inimigos importantes recém-identificados.”

Os ‘Iskander-M’ – são complexos multifuncionais e podem, dependendo do alvo escolhido, atingir mísseis balísticos e de cruzeiro.’

Curvando-se ao redor do terreno e contornando os sistemas de defesa aérea do inimigo, o míssil desfere um ataque preciso do ângulo mais vantajoso.

O Ministério da Defesa russo citou um homem nomeado apenas como Dmitry, que dizia ser o comandante da tripulação do Iskander-M, dizendo: “Lançamos um míssil balístico. Dois lançadores HIMARS, um depósito de munição e mão de obra inimiga foram destruídos.’

Enquanto um membro da tripulação nomeado apenas como Sergey foi citado como tendo dito: ‘O veículo é lendário. Ela fez mais de 30 lançamentos de combate.

Entendemos que o avanço de nossas tropas depende de nosso trabalho.’