A Rússia afirma que está combinando os sistemas de defesa aérea Buk-M2 e Buk-M3 em tripulações únicas, dizendo que cada um é especificamente adaptado para diferentes tarefas.

A filmagem mostra uma das máquinas de guerra russas manobrando em posição antes de implantar suas armas e disparar contra alvos invisíveis.

O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa da Rússia na segunda, dia 7, juntamente com uma declaração: “Como parte da operação militar especial, as tripulações dos sistemas de defesa aérea Buk-M2 e Buk-M3 do Exército Central Distrito foram combinadas em um único sistema de disparo. As tripulações dos sistemas de mísseis antiaéreos Buk-M2 e Buk-M3 (SAM) do Distrito Militar Central continuam a realizar com sucesso as tarefas da operação militar especial”.

Os complexos são combinados em um único sistema de fogo e operam dependendo do tipo e localização dos meios aerodinâmicos do inimigo. Assim, os lançadores Buk-M2 atingiram aviões, helicópteros e projéteis de sistemas de foguetes de lançamento múltiplo HIMARS a distâncias de cerca de 40 quilômetros. O sistema de defesa aérea Buk-M3 garante a detecção e destruição de armas de ataque aéreo inimigas à distância de objetos protegidos.

“O uso conjunto de complexos operando a diferentes distâncias torna possível criar uma zona de defesa aérea em camadas e minimizar a eficácia de um ataque aéreo inimigo.”

Durante o serviço de combate, as tripulações dos sistemas de defesa aérea Buk-M2 e Buk-M3 do Distrito Militar Central detectam, rastreiam e destroem centenas de aeronaves 24 horas por dia, fornecendo cobertura aérea confiável para as posições das Forças Armadas da Federação Russa, bem como como as instalações administrativas e industriais mais importantes das novas regiões da Rússia.’