A Rússia alega ter disparado um míssil balístico com capacidade nuclear contra a infraestrutura militar ucraniana.

A filmagem começa mostrando um sistema de mísseis balísticos Iskander camuflado, com soldados russos sendo vistos removendo a rede de camuflagem antes que o veículo manobre em uma área florestal.

Os soldados russos podem então ser vistos abrindo o sistema de lançamento do veículo, com um dos lançadores de mísseis movendo-se para a posição de tiro, com a floresta claramente visível ao fundo.

Um soldado então aperta um botão, com as imagens cortando para o que parece ser um sistema de mísseis balísticos Iskander visível em um campo coberto de neve.

Ele pode ser visto disparando um de seus mísseis para o céu quando a filmagem termina.

As imagens foram obtidas do Ministério da Defesa da Rússia na segunda-feira, 12 de dezembro, juntamente com uma declaração: ‘No decorrer da operação militar especial, as Forças Armadas da Federação Russa continuam a atacar com armas de alta precisão a infraestrutura militar das Forças Armadas da Ucrânia’.

Um dos meios de entrega de carga de combate são os mísseis dos sistemas tático-operacionais (OTRK) ‘Iskander’, que são usados ​​​​com sucesso pelas tropas do Distrito Militar Ocidental (ZVO).

As divisões desses complexos estão em serviço de combate 24 horas por dia e estão prontas a qualquer momento para completar a missão de combate atribuída.’

O ministério russo também afirmou: ‘O OTRK ‘Iskander’ refere-se a armas de alta precisão com alcance de até 500 quilômetros [310 milhas]. A ogiva do míssil pode destruir quase qualquer alvo: postos de comando, colunas de equipamentos e sistemas de defesa aérea inimigos’.

O arsenal do OTRK inclui mísseis balísticos e de cruzeiro, que, ao se aproximarem do alvo, causam interferência eletrônica. Eles podem atingir altitudes ultrabaixas e contornar o terreno.

O 9K720 Iskander é um sistema móvel de mísseis balísticos de curto alcance produzido e implantado pelos militares russos.

O sistema é capaz de disparar ogivas nucleares, bem como artilharia convencional, incluindo destruidores de bunker.