Na quarta-feira (8), foi transmitida ao vivo pela internet a licitação de compra dos materiais escolares para 2022 destinada à Fundação Municipal de Educação de Paiçandu (PR). Quatro representantes de empresas foram flagrados trocando bilhetes. De acordo com o fiscal, o teor das mensagens indicavam uma tentativa de fraude. As informações são do Ricmais.

O processo licitatório serviu para que as empresas apresentassem os valores que seriam pagos pelos kits escolares. O valor máximo estipulado era de R$ 453.162,92, e a empresa que oferecesse a menor quantia ganhava.

Nas imagens, divulgadas pelo Ricmais, é possível ver os quatro representantes de algumas empresas trocando bilhetes. Ao perceber, o responsável pelo pregão solicita a entrega dos papéis.

A Prefeitura de Paiçandu disse, por meio de nota, que o pregoeiro identificou nos bilhetes uma possível tentativa de fraude. Ele acionou a assessoria jurídica do município que o aconselhou a suspender a licitação e registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil.

O órgão disse que “repugna qualquer ato que venha lesar o caráter competitivo do processo licitatório, sempre visando a transparência e a responsabilidade com o dinheiro público”, concluiu a nota.

Segundo a administração municipal, um novo processo será iniciado para não prejudicar a entrega dos materiais escolares.