Vídeo registra policiais espancando suspeito caído na calçada em SP

Estado vive uma série de episódios violentos cometidos por policiais militares

Vídeo registra policiais espancando suspeito caído na calçada em SP

Um vídeo registrado na última segunda-feira, 30, mostra dois policiais militares agredindo um motociclista em Cosmópolis, interior de São Paulo. As imagens foram capturadas por câmeras de segurança e flagram um agente segurando a vítima e outro aplicando diversos chutes.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) alegou, segundo o portal Metrópoles, que a conduta dos dois homens não representa o código seguido pela Polícia Militar do estado. Uma investigação foi iniciada a fim de averiguar o caso, que também já está sendo analisado pela Polícia Civil.

A identidade dos agentes violentos não foi revelada, e a SSP não informou se eles foram afastados.

Os PMs alegaram que o motociclista do vídeo resistiu à abordagem. Segundo a versão dos policiais, o suspeito agredido empinava a moto e praticava manobras perigosas com o veículo, não atendendo às ordens de parada.

Veja:

Crise na polícia de Tarcísio

No final de 2024, após uma série de episódios violentos cometidos por policiais militares, o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reconheceu que a corporação enfrenta uma crise.

Em 5 de dezembro, ele expressou insatisfação diante dos casos de abuso.

“Quando observamos repetidos descumprimentos dos procedimentos, percebemos que há transgressão disciplinar e falta de treinamento. Isso é algo que choca a todos, inclusive a nós. Fica difícil não se sentir extremamente frustrado e triste”, disse em declaração a jornalistas.

Dois episódios de violência ficaram marcados no final do ano, entre diversos outros casos. Em novembro, no Jardim Prudência, um soldado disparou 11 tiros contra um jovem que havia furtado sabonetes. No mês seguinte, outro policial arremessou um homem de ponte na Cidade Ademar.