O propulsor de primeiro estágio de um foguete quase atingiu uma escola ao cair em terra firme na China, na última segunda-feira (7). Um vídeo postado na rede social chinesa Weibo mostra o propulsor sendo descartado pouco tempo após o início do lançamento. Em seguida, é possível ver uma nuvem de fumaça laranja, que seria do local onde o objeto caiu.

De acordo com o site Space, o foguete Long March 4B foi lançado com sucesso de seu centro espacial de lançamentos Taiyuan, em Gaoyao, na província de Shaanx. O foguete transportou o satélite de observação Gaofen 11 (02), capaz de enviar para a Terra imagens em alta resolução.

Ainda conforme o site Space, o governo chinês não disponibilizou muitas informações sobre o lançamento. Nas imagens, também é possível ver um pedaço do propulsor perto do pátio de uma escola. O primeiro estágio do propulsor usa uma mistura de hidrazina tóxica e tetróxido de nitrogênio como propelente. O contato com essas substâncias pode trazer sérios efeitos à saúde.

O lançamento do Long March 4B foi o 25º feito pela China neste ano. Dessas missões, apenas três falharam. No total, até o fim do ano, o país deve lançar cerca de 40 foguetes para o espaço.