Uma professora foi gravada fazendo uma saudação nazista durante uma aula de redação, no sábado (8), no Colégio Sagrada Família, em Ponta Grossa (PR). Em um vídeo que viralizou nas redes sociais é possível ver a docente, vestindo uma roupa com a estampa da bandeira do Brasil, batendo continência e depois esticando o braço com a palma da mão estendida para baixo.
Professora faz saudação nazista em escola de Ponta Grossa pic.twitter.com/01Ap8URqrO
— Julinho Bittencourt (@JotaBittencourt) October 10, 2022
Procurada pelo jornal local D’Ponta News, a instituição de ensino informou que a mulher que aparece nas imagens é professora no colégio há mais de dez anos. “A nossa escola orienta, tanto os professores quanto os alunos, que nós temos uma postura política neutra. É proibido ficarem se manifestando”, disse a Irmã Edites Bet, representante da direção do colégio.
O colégio ainda classificou de “atitude não pensada” o ato da professora. “Foi um gesto que talvez ela nem imaginasse a dimensão. Foi um gesto errado e a escola não concorda”, afirmou a Irmã Edites Bet. De acordo com a instituição, o colégio irá tomar as medidas administrativas cabíveis internamente.
Nas redes sociais, o Instituto Brasil-Israel lamentou o episódio e manifestou “imensa preocupação”. “O caso exemplifica os alertas de que as ocorrência neonazistas têm crescido no Brasil nos últimos anos, seja contra judeus ou outros grupos, como negros e pessoas LGBTQIA+”, diz a nota.
“Não podemos normalizar situações como essa, mesmo que sejam exceções, o processo de aceitação, sem qualquer punição, faz com que mais pessoas se sintam à vontade para cometer o crime de apologia ao nazismo. No caso da escola, a diretoria sequer expôs qual seria a punição da professora, apenas disse não compactuar com a atitude. É preciso tomar medidas mais duras para frear a ascensão do neonazismo”, afirma o comunicado do instituto.
seja contra judeus ou outros grupos, como negros e pessoas LGBTQIA+.
Não podemos normalizar situações como essa, mesmo que sejam exceções, o processo de aceitação, sem qualquer punição, faz com que mais pessoas se sintam à vontade para cometer o crime de apologia ao nazismo.— Instituto Brasil-Israel (@ibi_br) October 10, 2022