O príncipe Charles, de 73 anos, filho da rainha Elizabeth II, foi flagrado com os olhos fechados, aparentemente dormindo, durante a cerimônia que transformou Barbados, no mar do Caribe, em uma república.

A gafe do príncipe Charles não passou despercebida pelos tabloides britânicos. No jornal Daily Mail, a reportagem destaca que o cansaço do membro da família real do Reino Unido poderia ser explicado pelo fuso horário. A cerimônia começou por volta das 23h30 em Bridgetown, enquanto os ponteiros em Londres marcavam 3h30.

Independente desde a década de 1960, Barbados ainda mantinha a rainha Elizabeth II como chefe de Estado. Na mesma cerimônia, a cantora Rihanna foi escolhida como heroína nacional.

A troca de regime, da monarquia constitucional para a república, encerrou 396 anos de reinado da coroa britânica na ilha caribenha.

Durante a cerimônia, o príncipe Charles disse que a proclamação de república é um recomeço para Barbados. “Dos dias mais sombrios de nosso passado e da terrível atrocidade da escravidão, que manchará para sempre a nossa história, o povo desta ilha forjou seu caminho com uma força extraordinária”, declarou.