Um vídeo de um português oferecendo 500 euros (equivalente a R$ 3,1 mil) em troca de cabeças cortadas de brasileiros viralizou nas redes sociais e causou revolta na comunidade de imigrantes que vive em Portugal. A padaria onde o homem trabalhava afirmou que ele teria sido demitido após a repercussão do caso.
Na gravação, o sujeito aparece mostrando uma nota de 500 euros e diz que o dinheiro será entregue “a cada português que trouxer a cabeça de um brasileiro”, estejam os estrangeiros “legais ou ilegais” em Portugal.
+ ‘Polícia de Estrangeiros’: consulado faz alerta a brasileiros em Portugal
+ Portugal deixa de publicar concessão de igualdade de direitos e deveres a brasileiros
Confira o vídeo:
português oferece 500 euros pela cabeça de brasileiros que vivem em Portugal.
isso reflete as políticas xenofóbicas e racistas que hoje saem do Parlamento e ganham força nas ruas pic.twitter.com/XNYgAdzP12
— Stefani Costa (@sttefanicosta) August 30, 2025
“Já que é para esculhambar o português, o português também tem que começar a usar as mesmas armas”, conclui o homem no vídeo, chamando os brasileiros de “zucas” e “raça maldita”.
Após a repercussão do caso, Sônia Gomes, fundadora da Aaeif (Associação de Apoio a Emigrantes, Imigrantes e Famílias), declarou que o homem é um “sem noção” e com “muita maldade no coração”. “A Polícia Judiciária tem que tomar conta dessa situação, porque isso não é coisa que se fala”, pontuou.
Ainda, a padaria onde o homem trabalhava alegou que ele já não faz mais parte da equipe do estabelecimento. “Não aceitamos nem compactuamos com qualquer forma de racismo. Agradecemos a compreensão de todos e seguimos de portas abertas para vos receber sempre com respeito e carinho”, acrescentou.