No domingo (23), a Polícia Militar de Minas Gerais abriu um inquérito para investigar um caso de agressão durante um treinamento no Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam), em Belo Horizonte. Após a repercussão, a PM informou que dez agentes, entre oficiais e praças, foram afastados nesta segunda-feira (24). As informações são do G1.

https://www.youtube.com/watch?v=5f0Cdi4Wz_Q

No vídeo, divulgado pelo canal no YouTube Rádio Itatiaia, é possível ver o momento em que um policial militar agrediu o outro agente com um tapa no rosto. Devido à força, o homem caiu no chão e foi amparado pelos outros colegas.

A major Layla Brunnela informou que a agressão ocorreu durante um curso de treinamento em outubro de 2021. No entanto, a corporação só teve conhecimento no último fim de semana, após o vídeo ser divulgado.

Ela ressaltou que o caso foi um fato isolado. “Essa filmagem não retrata aquilo que nós temos na formação policial militar.”

Os cursos, segundo ela, estão suspensos até a conclusão das investigações.

“Então não há previsão de novos cursos do tipo nos próximos 40 a 60 dias, que é o período previsto para duração desse inquérito policial militar”, afirmou.

A major disse que os envolvidos na agressão foram afastados e serão ouvidos a partir desta segunda-feira. As punições serão definidas após a conclusão do inquérito.

“São crimes graves. Então não há que se falar de uma situação leve, quando a gente olha à luz do Código Penal Militar. Mas vai depender realmente da conclusão do encarregado (pelo inquérito) e, principalmente do poder Judiciário”, concluiu.