Uma câmera de segurança registrou o momento em que um policial militar atirou e matou um adolescente, de 17 anos, que já estava rendido. O ocorreu na quarta-feira (1°), em Pedro Canário, no norte do Espírito Santo.
O coronel Douglas Caus, que é comandante geral da Polícia Militar do ES, informou que o 13° Batalhão de São Mateus, que é responsável pela região de Pedro Canário, havia recebido uma informação de que algumas pessoas estariam disputando o comando do tráfico local.
Para isso, duas viaturas com cinco policiais se deslocaram até a região.
Ainda segundo a PM, o jovem teria sido preso com uma pistola dentro de uma residência. Na sequência, ele pulou o muro da casa e foi surpreendido por policiais militares.
No vídeo, é possível ver o adolescente já rendido com as mãos para trás. Em um determinado momento, ele se aproxima do policial e depois volta para perto da parede e então é alvejado.
Após a repercussão das imagens, o coronel Douglas Caus informou que três agentes envolvidos no caso foram ouvidos, presos em flagrante e as imagens tiveram de ser recolhidas para análise.
Os policiais militares seguem detidos no presídio militar e, nesta quinta-feira (2), passarão por audiência de custódia.
Por meio de nota enviada à IstoÉ, a Polícia Civil informou que o corpo do adolescente foi levado ao Serviço Médico Legal (SML) de Linhares, onde passou por exame de necropsia e liberado para os familiares.
Por meio de uma publicação no Twitter, o governador do ES, Renato Casagrande, informou que recebeu as imagens da “aparente execução” e ressaltou que a ação não “condiz com o valor da PM”.
Recebi imagens de uma aparente execução em abordagem de policiais militares em Pedro Canário que não condizem com o dever da PM. Determinei que sejam tomadas as providências imediatas à apuração do caso.
— Renato Casagrande 40 (@Casagrande_ES) March 1, 2023