Dois policiais militares foram flagrados agredindo um adolescente de 17 anos em uma praça, em Américo Brasiliense, no interior de São Paulo, na semana passada. De acordo com a mãe do jovem, o filho levou um “mata leão” e chegou a desmaiar com o enforcamento do agente. Além disso, ele também teria sido chamado de “preto vagabundo” e “negro safado”. As informações são do Uol.

Em um vídeo feito por uma testemunha é possível ver dois PMs agachados próximos ao jovem, que está deitado no chão. “O moleque é de menor. Desmaiaram ele, olha lá. Vai chamar a mãe dele”, diz o autor da gravação.

Conforme o adolescente, ele estava com um amigo sentado na praça perto de casa quando os agentes os abordaram. Os PMs estariam “investigando uma denúncia de tráfico de drogas”. Após a abordagem, os policiais registraram boletim de ocorrência alegando desobediência, desacato e resistência.

Ainda segundo a mãe do jovem, um dos agentes quebrou o celular do filho dela. “Ele [PM] achou que meu filho tinha roubado o celular. Cheguei com a nota na delegacia. Só porque é preto não pode ter um celular melhor? Eles iam fazer com meu filho igual fizeram com aquele negro nos Estados Unidos”, disse a auxiliar de produção ao Uol, lembrando o caso de George Floyd.

Em nota ao Uol, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que os policiais militares foram acionados para atender uma denúncia de tráfico de drogas “promovido por dois adolescentes” na região. De acordo com a SSP, um dos jovens, ao ser abordado, “começou a xingar e ofender os agentes”. “Ele foi contido e encaminhado à unidade de saúde municipal. A PM instaurou um procedimento e apura os fatos”, diz a nota.