Dezenas de pessoas tentaram saquear um barco que se acidentou durante uma perseguição policial na praia de Sanlúcar de Barrameda, na província de Cádiz (Espanha), na sexta-feira (29). A embarcação estava com uma carga de maconha e acabou atolando na areia na tentativa de fuga. As informações são do jornal Extra.
Narcolancha encalla en la playa Sanlúcar de Barrameda, Cádiz.
El silencio del Gobierno hace que el narcotráfico, sea una causa pérdida.
Guardias civiles y policías nacionales, abandonados y desprotegidos, tanto en el Campo de Gibraltar como en esta provincia.
#EquiparacionYa pic.twitter.com/g4r1NSNTCg
— Jucil Nacional (@jucilnacional) July 30, 2022
Um helicóptero da Polícia Alfandegária ficou se movimentando em círculos para afugentar a multidão. Pouco depois, agentes da Guarda Civil e da Polícia Nacional chegaram em apoio por terra e conseguiram dispersar a maioria dos saqueadores.
Hace años trabajé en Sanlúcar de Barrameda y les voy a contar algunas anécdotas del Barrio Alto que quizás sorprendan. Los contenedores de basura desaparecían a veces. La razón: la gente los enterraba en sus jardines para esconder los fardos de droga
— Guerras en la paz🇪🇸🇺🇦 (@Guerrasenlapaz) July 30, 2022
Na Espanha, a maconha está descriminalizada para uso pessoal em locais privados, se o usuário possuir 100g ou menos da erva.
No entanto, o tráfico de drogas continua a ser um crime grave, com multa de 30 mil euros (R$ 161 mil) em caso de condenação. Além disso, os acusados de tráfico também podem pegar de três a seis anos de prisão.