Pescadores do Laboratório de Biologia Marinha da Universidade de Sevilha encontraram um peixe-lua gigante no início deste mês. Agora eles divulgaram um vídeo para mostrar a captura do animal raro.

O peixe-luna é uma espécie classificada como vulnerável e não é consumida na Europa. Por isso, depois de estudos rápidos, ele foi solto vivo no mar.

Esse peixe-luna encontrado agora é especialmente grande: tinha 3,2 metros de comprimento e 2,9 metros de largura.
Só não foi possível verificar o peso certo dele, porque a balança de uma tonelada quebrou. “Olhando para outros estudos e comparando os tamanhos, ele devia pesar umas duas toneladas”, disse Enrique Ostale, chefe do Laboratório.

Os pesquisadores içaram o peixe com um guindaste e conseguiram pegar amostras de DNA para estudos.

“Não podíamos acreditar na nossa sorte, porque lemos livros e artigos sobre as dimensões que um peixe-lua poderia ter, mas não sabíamos que seríamos capazes de vê-lo e tocá-lo nós mesmos”, disse Ostale.

Ele também falou sobre a necessidade de pegar as informações o mais rápido possível. “Tivemos que lidar com a situação, avaliar os perigos porque estávamos no meio do mar com dois barcos, um guindaste, o peso e principalmente por ser um animal vivo…. Tivemos que obter os dados de que precisávamos o mais rápido possível”.