Na quinta-feira (24), um grupo de pescadores na praia da Aviação, em Praia Grande, litoral sul de São Paulo, avistou um tubarão-anequim, que é considerado o mais rápido do mundo. De acordo com um biólogo, os adultos da espécie podem nadar a mais de 70 km/h e medem entre 3,3 a 4,4 metros. As informações são do UOL.
No vídeo, divulgado pelo canal no YouTube Jornalismo Santos, é possível ver o tubarão nadando próximo ao barco dos pescadores.
https://www.youtube.com/watch?v=6InR4ayahTI
O pescador Juari Alves da Silva, que estava na embarcação, relatou ao UOL que o animal partiu em direção ao alto mar.
“Deu para ver a barbatana de longe, o mar estava bem ‘liso’ (sem ondas). Quando chegamos perto, vimos que era um cação (filhote). Na hora deu pra ver que era um anequim. Fazia tempo que não via um desse, acho que desde que comecei na pesca vi um, mas depois não vi mais.”
O biólogo Otto Bismarck explicou que o tubarão-anequim se aproxima da costa na procura por alimento ou para se proteger de predadores maiores que ficam em alto mar.
“Essa é uma espécie que normalmente vive mais afastada da costa, mas no verão não raramente é vista nas proximidades das praias em nosso litoral. Existem muitas imagens desse animal perto da praia em outros pontos do litoral de São Paulo ao longo dos últimos anos”, relatou.
Os acidentes envolvendo essa espécie são poucos. O último registrado, em 2016, ocorreu no Rio Grande do Sul. Um pescador havia capturado um tubarão-anequim e foi morto por ele dentro do barco.