Um orangotango-de-bornéu foi recepcionado de braços abertos em uma aldeia na Indonésia no início do mês. O animal chegou ao local no último dia 7 aparentando fraqueza e fome. Ele recebeu comida dos aldeões e chegou a dormir encostado em uma das casas.

Marina Ruy Barbosa adota cão surdo resgatado na rua: Novo amigo

Ibama apura maus-tratos em centro de triagem de animais silvestres

Após morte de animais, Ibama terá novos tratadores em Centro de Triagem

De acordo com o jornal Vice, o orangotango-de-bornéu foi inicialmente avistado na floresta e tempo depois se aproximou dos humanos. Após a primeira visita, o animal voltou para a floresta, mas retornou à aldeia no dia seguinte em busca de mais comida.

Alertados sobre o visitante inesperado, funcionários do Centro de Conservação de Recursos Naturais de Kalimantan Oriental resgataram o orangotango e o levaram para um centro de conservação. Mais tarde, ele foi devolvido para a floresta.

https://www.instagram.com/p/CP4gA84BW5X/

Os especialistas de centro de conservação suspeitam que o orangotango macho adulto foi previamente solto na natureza a partir de um programa de conservação porque um microchip foi encontrado em seu corpo.

Para Jamartin Sihite, o CEO da Borneo Orangutan Survival Foundation, vários fatores podem explicar porque o orangotango “se aproximou muito dos humanos sem medo”, incluindo a disponibilidade reduzida de alimentos, o impacto das mudanças climáticas e incêndios florestais.