O glúten pode causar dor de estômago, inchaço e diarreia. Porém isso não significa que o glúten em si seja ruim.

Depois de comer apenas alguns gramas de farinha de trigo contendo glúten, as pessoas que sofrem da doença chamada doença celíaca ficam doentes e apresentam graves problemas intestinais. Eles têm que evitar o glúten durante toda a vida.

Não admira que os doentes estejam satisfeitos por haver cada vez mais alimentos sem glúten disponíveis para compra. O glúten é uma mistura de proteínas que ocorre em grãos comuns como trigo, espelta, centeio e cevada, e nos permite assar com eles. É um ingrediente natural que dá elasticidade à massa.

Além dos portadores de doença celíaca, há vários anos que existem pessoas que, devido a problemas intestinais indeterminados, são consideradas não celíacas sensíveis ao glúten. Isso agora pode ser diagnosticado com um exame de sangue.

Para esses pacientes, uma dieta temporária sem glúten realmente faz sentido. Dentro de seis meses a um ano, o intestino pode se regenerar completamente.

Mas uma dieta sem glúten não é vantajosa para pessoas saudáveis. Não é uma dieta mais saudável, nem os ajudará a perder peso. Todo o alarido sobre o glúten se baseia em grande parte no fato de que os consumidores nem sabem o que realmente é o glúten.