Vídeo: Mulher com esquizofrenia é encontrada acorrentada pelo pescoço em barraco na China

Reprodução
Foto: Reprodução

Um vídeo publicado por um blogueiro na plataforma Douyin, a versão chinesa do Tik Tok, viralizou ao mostrar uma mulher com esquizofrenia acorrentada pelo pescoço dentro de um barraco em condições precárias. O caso ocorreu em uma vila na província de Jiangsu, na China. As informações são do O Globo.

No vídeo, divulgado pelo perfil no Twitter Manya Koetse, é possível ver a mulher acorrentada em pé e sem casaco em meio às baixas temperaturas do inverno na região.

Internautas se revoltaram com as imagens e exigiram que o caso fosse investigado pelas autoridades chinesas.

Devido à grande repercussão, na sexta-feira (28), as autoridades informaram que a mulher, identificada apenas pelo sobrenome Yang, foi diagnosticada com esquizofrenia. Ela era mendiga e se casou, em 1998, com o atual marido, Dong, com quem teve oito filhos.

No entanto, o comunicado resultou em novas críticas pelo fato das autoridades não terem abordado as condições em que Yang foi encontrada.

No domingo (30), um outro informativo foi divulgado. Nele, os oficiais afirmaram que Dong é investigado por ser “suspeito de violar a lei”. Ressaltou que a mulher foi levada para um hospital para receber tratamento e os seus filhos estão sob a custódia do Estado.

Mesmo com o novo pronunciamento, a opinião pública continuou a contestar o tratamento dado para pessoas com transtornos mentais. Pois, tradicionalmente, essas pessoas são excluídas do convívio social por causarem “vergonha”.

Outros internautas questionaram se o matrimônio e a concepção dos filhos não foram forçados, já que estupro conjugal não é considerado crime na China.