14/10/2020 - 9:53
Na semana passada estive no sertão da Bahia, no cerrado selvagem. Eram oito da noite quando, saindo de um remo e caminhando em direção ao carro, avistei um lobo-guará que me encarou por alguns minutos, frente a frente. Ele não se mexia, não parecia nervoso, mas insistiu em não recuar e em não sair dali (afinal, estava em sua casa, e a intrusa no caso era eu). Eu fiquei ali, nervosa claro, tentando me lembrar como exatamente tinha aprendido a agir caso encontrasse um animal selvagem pelo caminho.
É engraçado como o nervosismo nessas horas faz você esquecer tudo, afinal fazia tanto tempo que havia aprendido e isso ainda não tinha me acontecido. Não assim, tão de perto. Mas sinceramente a minha história termina tranquila e longe, bem longe, do susto que este rapaz passou ao encontrar um puma em uma corridinha matinal em meio a floresta.
Foi em Utah, nos Estados Unidos. Kyle Burgess tem 26 anos e estava correndo em uma trilha visivelmente marcada e aberta quando encontrou filhotes de puma no caminho. Já com o celular ligado registrando o momento, eis que surge a puma mãe, uma fêmea feroz que começou a correr atrás dele. Não só a correr como rosnar e ameaçar. Assistir ao vídeo é muito apreensivo porque você tem certeza que a história não vai terminar bem.
Kyle gritou, bateu o pé e não deu as costas para ela, agindo (entre palavrões e muito, muito desespero) exatamente como especialistas aconselham em um encontro como este:
1 – Em caso de encontro – jamais correr ou ficar de costas.
2- Manter uma postura de desafio, ficando em pé e encarando o animal direto nos olhos.
3- Tente parecer grande. Para isso, use mochilas na cabeça ou, se estiver com mais pessoas, fiquem lado a lado para que ela entenda que são maiores que ela.
4- Se o confronto for iminente, você precisa mostrar-se agressivo e perigoso, usando os seu pulmões para gritar (afinal, medo não lhe faltará) e balançando os braços.
5- Ainda de frente e encarando-a, se afaste aos poucos, sem correr.
O contato com a natureza em trilhas e matas é maravilhoso e nos traz benefícios incontáveis. Mas é preciso saber que (apesar de não ser frequente) isso pode acontecer. O ideal é sempre estar com mais uma pessoa que conheça a área melhor que você como guias experientes e locais. Assista o vídeo: