LAMPEDUSA, 13 NOV (ANSA) – Um vídeo divulgado nesta quinta-feira (12) pela ONG espanhola Open Arms mostra o desespero da mãe do bebê morto após o naufrágio de um barco com mais de 100 migrantes no Mar Mediterrâneo, próximo da Líbia.   

A criança, identificada como Joseph, natural da Guiné, foi localizada em estado grave ontem (11) e chegou a receber atendimento médico, mas não resistiu.   

Hoje, a ONG publicou imagens do momento do resgate e mostrou o desespero dos sobreviventes em alto mar e as equipes tentando salvá-los.   

“Ouça o som do naufrágio que vivemos ontem. O choro desesperado de uma mãe em busca de seu bebê de 6 meses, em meio ao caos. Nós o recuperamos do mar em parada respiratória, ele voltou, mas horas depois seu corpinho não resistiu. Ela é a mãe de Joseph”, escreveu a ONG no Twitter.   

Segundo as autoridades, mais de 110 pessoas foram resgatadas e outros cinco morreram.   

Durante a noite passada, um helicóptero da Guarda Costeira da Itália realizou uma evacuação médica urgente de duas mulheres, sendo uma grávida, e do bebê já falecido. Os três estavam a bordo do navio da ONG Open Arms e foram levados para a ilha italiana de Lampedusa.   

Outros três migrantes sobreviventes, que precisavam ser internados com urgência, foram transferidos para Malta. (ANSA)