TURIM, 16 JUN (ANSA) – Um vídeo divulgado nesta quarta-feira (16) pelo “Tg3” mostrou pela primeira vez imagens do acidente com a cabine n° 3 do teleférico de Stresa, ocorrido em 23 de maio, e que matou 14 das 15 pessoas que estavam no equipamento. Apenas o menino Eitan, de 5 anos, sobreviveu.

As cenas mostram que a cabine já estava próxima ao desembarque, quando o solavanco provocado pelo rompimento de um cabo – e a falta de atuação do sistema de freios de emergência – causou a descida rápida da cabine. Ao todo, do momento do incidente até a queda, passaram-se 18 segundos. É possível ver que o funcionário que trabalhava no momento para ajudar na saída dos passageiros entra em desespero e chama o socorro imediatamente.

O vídeo faz parte do inquérito e vai de encontro com as informações já repassadas pela Procuradoria de Verbania, que destacou que a cabine desceu a cerca de 100 km/h antes de cair. Segundo as informações, com base nos depoimentos, um dos responsáveis pelo teleférico Stresa-Mottarone teria colocado uma espécie de “garfo” nos freios de emergência, fazendo com que ele não fosse ativado. Os investigadores analisam quem deu a ordem e os motivos para a medida ter sido adotada.