À medida que a guerra da Rússia contra a Ucrânia chega ao sexto mês, a vida dos ucranianos comuns foi virada de cabeça para baixo.

Mas, em meio à tragédia da perda de entes queridos, medo constante de ataques e casas e meios de subsistência convertidos em escombros, o jovem Danyk Rak, como muitos outros cidadãos de seu país em apuros, encarna a esperança dentro de tudo o que está perdido.

O garoto de 12 anos era devoto de andar de bicicleta, jogar futebol e momentos tranquilos com os dois gatos brancos da família e um cachorro de pernas curtas, mas sua infância pitoresca foi abruptamente interrompida.

A casa de sua família foi destruída quando as forças russas bombardearam os subúrbios de Kiev e as cidades vizinhas, em uma tentativa fracassada de tomar a capital em março.

Um ataque de míssil deixou uma cratera gigante do lado de fora da casa em Chernihiv que ele dividia com sua mãe e sua avó.

Sua casa e a maioria de seus pertences foram transformados em pó.

“Ele perdeu a infância”, disse a mãe de Rak, Ludmyla Kovalenko, nos últimos dias, de seu lar temporário.

Kovalenko ficou ferida no ataque quando um pedaço de estilhaço atravessou seu corpo e esmagou seu pé direito, que os médicos dizem que pode ter de ser amputado.

Rak agora dedica seus dias cuidando do gado, uma tábua de salvação para a família, e pensa em reconstruir e um dia se juntar à luta.

“Meu pai é soldado, meus tios são soldados e meu avô foi soldado. Meu padrasto é soldado e eu serei soldado também.”

Ele regularmente anda de bicicleta pela cidade até sua antiga casa, acompanhado por sua avó Nina Vinnik.

A dupla caminha pelos restos de sua vida anterior.

“Sinto que morri. Esta foi toda a minha vida”, disse o homem de 62 anos.

Enquanto a tragédia marca todos os dias, a guerra continua e as preocupações crescem sobre a prontidão para as temperaturas do inverno, a família espera a reconstrução.

Rak é notável entre os grupos residentes, os outros adultos, enquanto vasculha os escombros, escolhendo o que for útil de suas antigas casas.

Estimulados por seu espírito, a família acredita que um dia retornará à sua casa e à pitoresca vida no campo.